ARTIGO: Nuvem – sua empresa mais acessível e segura

 

Todas as pessoas, empresas e organizações aprenderam nas últimas décadas que a informação é o bem mais valioso que temos em matéria de vantagem competitiva.

Desde então começamos a armazenar dados para utilizar sempre que preciso na hora das tomadas de decisão. O problema é que esse “sempre que preciso” dependia de estarmos no lugar certo ou termos os aplicativos certos para acessar as informações.

Se você guardava suas informações em um sistema de gestão que estava em um servidor em sua empresa, você não tinha acesso fácil a essa informação quando não estivesse na empresa ou se não tivesse o aplicativo correto para acessá-la. As empresas, então,  deixaram de armazenar os dados em servidores locais que ficavam em suas próprias instalações e terceirizaram o armazenamento para empresas especializadas.

Dessa mudança, originou-se a Cloud Computing – Computação em Nuvem, ou simplesmente Nuvem.

O principal foco dessa mudança é que a Nuvem não trata apenas de guardar e permitir o acesso mais fácil das informações, mas sobretudo o fato de a TI começar a ser ofertada como um serviço, de forma semelhante ao que acontece com água, luz, telefone e internet.

A ideia é bem simples: em vez de sua empresa comprar um servidor e fazer um grande investimento em hardware (servidor, nobreak), software (sistemas operacionais, aplicativos. bancos de dados, sistemas), segurança (firewall. backup), ela passa a ter a opção de “contratar o serviço” de um especialista nesse segmento que ofereça tudo isso. Além de sua empresa focar no que realmente sabe fazer (comprar, produzir. vender e gerir um negócio de moda), ela transfere toda a necessidade de gestão de TI para esses provedores.

É importante destacar que, quando sua empresa crescer e você precisar de mais hardware (mais espaço para armazenamento, memória e velocidade) ou mais software (licenças de sistemas), em vez de investir para refazer sua plataforma de TI, você pode expandir seu contrato de serviço, sem grandes impactos financeiros.

É necessário que sua empresa considere ainda como a centralização de suas informações pode beneficiar seu negócio especialmente em casos como o das redes de varejo, em que é preciso ter informações online 365 dias por ano, além dos benefícios que sua equipe pode obter quando tem acesso seguro a informações de vendas, compras, produção, finanças e gestão, de qualquer lugar em que esteja (uma viagem para compor a nova coleção, uma feira, no cliente, no fornecedor etc).

Para finalizar, é imprescindível que você saiba que a Nuvem propicia mais colaboração, pois sua empresa pode compartilhar informações relevantes com vários parceiros de negócio, como:

  • Cotação online para seus forneced0res responderem;
  • Fichas técnicas online para suas oficinas externas acessarem:
  • Alteração de preços de venda online para todos os representantes, lojas próprias e franquias;
  • Dashboards e gráficos online para tomadas de decisão;
  • Acesso das informações em qualquer sistema operacional (Windows, Linux, Mac OS, Android etc);
  • Acesso das informações por dispositivos móveis (celulares, smartphones, tablets e notebooks).

Sua empresa já esta na Nuvem?


Matéria veiculada originalmente na Revista Costura Perfeita

6-Nuvem_mais_acessivel-RevistaCosturaPerfeita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *