CASE DE SUCESSO: Microsoft e Bohm – Implantação do EPM

 

No mercado há 25 anos, a Bohm Soluções passou a disponibilizar o serviço de gestão de projetos desde 2005. Após a ampliação desse serviço e a criação do escritório de projetos, a empresa viu a necessidade de uma ferramenta que auxiliasse no gerenciamento de portfólio. Com projetos internos de desenvolvimentos de softwares e outros projetos em clientes, era necessário que todo o sistema estivesse em sinergia.

Segundo o Chief Project Office da Bohm, Samuel Gonsales, havia vários documentos disponíveis no sistema, mas não havia sistemas prioritários para fazer a organização. Os cronogramas estavam em um software, a documentação podia estar em Word e outros materiais em qualquer outro lugar. “Antes definíamos o projeto assim: eu tenho três pessoas que têm condições de fazer software e eles estão sem atividades. Então defino uma tarefa e dou pra eles fazerem sem olhar o entorno. Não tinha visibilidade das necessidades reais”, explica Gonsales.

Com a intenção de juntar todos os projetos e documentos em uma única plataforma, o primeiro passo foi conseguir uma ferramenta que desse visibilidade e fizesse uma priorização dentro do portfólio. Isso foi conseguido com a implementação do Microsoft Office Enterprise Project Management 2010 e do Microsoft Office SharePoint Server.

Após a instalação das soluções realizadas em novembro de 2011, foi possível mudar toda a dinâmica de trabalho da Bohm Soluções. Hoje a ferramenta, além de agregar todas as informações em uma só plataforma, auxilia a definir as prioridades de projetos. “O Microsoft Office Enterprise Project Management 2010 gerencia o portfolio de Projetos em uma plataforma única e fácil de usar, dando prioridade de acordo com a estratégia da empresa”, comenta Eduardo Campos, Gerente Geral de Office da Microsoft.

“Foi um ganho fantástico, a colaboração é fácil. Cuidando do escritório de projetos, era um problema saber o que acontecia na rua. Agora entro no ambiente Microsoft Office Enterprise Project Management e vejo os processos quase em real time“, comenta Samuel Gonsales.

O maior desafio na implementação das soluções foi com relação ao parceiro. A Bohm teve dificuldade em encontrar um parceiro ideal e quando encontrou foi um de Fortaleza, sendo que a sede da empresa é em São Caetano do Sul. “Era necessário sincronizar as agendas. Tínhamos três dias para fazer todo o processo de instalar, configurar e usar o ambiente. Foi um grande desafio”, completa o CPO da Bohm.

Hoje a Bohm só tem o que comemorar. Com uma melhor visão de portfólio, priorizando com mais facilidade os projetos e ganhando agilidade no trabalho, a empresa também teve um bom ganho em redução de custos. Visibilidade e agilidade agora são as palavras-chave dentro da Bohm Soluções.


Matéria veiculada originalmente pelo site Microsoft Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *