MATÉRIA: Entrevista de Samuel Gonsales para o portal Multicanalize

Entrevista de Samuel Gonsales para o portal Multicanalize

Foi ao ar, no portal Multicanalize, no dia 14/05/2018, a entrevista de Samuel Gonsales sobre Sistemas ERP na Estratégia Omnichannel. Veja abaixo a entrevista na íntegra:

Sistemas ERP na estratégia omnichannel

Conversamos com Samuel Gonsales, autor do livro Sistemas de ERP na Omniera, obra que ajuda na seleção, contratação, projeto de implantação e manutenção de sistemas ERP, bem como suas complexidades, preparações necessárias e assim facilitar o processo de adoção desses sistemas.

Especialista em sistemas de gestão há mais de 19 anos, Samuel falou sobre a importância da ferramenta na gestão de uma estratégia omnichannel, bem com os principais desafios e dificuldades enfrentados por parte das empresas. Confira:

Após 19 anos trabalhando com ERP, como você vê essa transição do mercado, que deixou de ser only channel, passou por um processo multicanal e chegou na omniera?

Tudo aconteceu muito rápido e foi meio natural. Os consumidores mudaram seus hábitos, começaram a ir nas lojas físicas e lá mesmo consultavam em seus smartphones outras lojas online para aferir preços e validar as informações que obtinham com os vendedores. Tornou-se comum que os consumidores comprem online e queira retirar nas lojas físicas, que comprem online e queiram trocar em lojas físicas.

Com base na sua experiência, quais foram as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas ao acompanhar essa crescente onda tecnológica?

Todas as empresas têm um Sistema de Gestão (ERP) para lidar com planejamento, gestão, controle e operações. Esses sistemas são responsáveis pela expressa maioria das atividades diárias das empresas e eles não acompanharam a evolução dos consumidores. Em muitos casos, as empresas tiveram que criar uma verdadeira colcha de retalhos para integrar seus sistemas legados aos novos sistemas que foram adquiridos para lidar com os novos canais de negócio – plataformas de e-Commerce, aplicativos móveis, Marketplaces, etc…

Agora, com o olhar mais voltado para o tema do seu livro, qual é a diferença entre um sistema de gestão integrado tradicional e um ERP Omnichannel?

Um sistema ERP tradicional não oferece a agilidade necessária para lidar com toda a transformação digital que as empresas estão sofrendo. Além de não terem funcionalidades específicas para lidar com vendas que iniciam em um canal e terminam em outro, esses sistemas oferecem opções arcaicas para integrar com os novos sistemas necessários para lidar com todas as novas tecnologias.

Por outro lado, os Sistemas ERP idealizados para Omnichannel nasceram com funcionalidades nativas que permitem integrar com praticamente qualquer outra tecnologia, de forma segura e consistente, e ainda contemplam opções que permitem aos usuários personalizar muito o sistema.

Como escolher o sistema de gestão (ERP) ideal para cada negócio?

Para escolher bem, a empresa precisa conhecer muito bem seus processos.

Se possível, deve desenhar seus processos e fazer uma análise para aferir qual a aderência de seus processos em relação ao sistema que está negociando. Só esse simples passo, resulta em 80% de chances da empresa acertar na adoção de um sistema ERP adequado ao seu negócio.

Existe alguma diferença entre ERP para empresas multicanais e empresas omnichannel?

Existem centenas de diferenças.

Um bom exemplo é que em um sistema ERP multicanal, o mesmo cliente pode comprar em vários canais sem que haja uma jornada de compra planejada e padronizada, enquanto que em um sistema ERP para empresas Omnichannel, todos os passos da jornada de consumo são pensados para fornecer ao consumidor uma experiência excepcional.

Na prática, como a ferramenta funciona?

A ferramenta contempla centena de funcionalidades que orquestram a jornada do consumidor, por exemplo, se um consumidor insere produtos no carrinho na loja online e não finaliza a compra, mas decide ir à uma loja física, ao se identificar ao vendedor ou caixa da loja, automaticamente o sistema identifica a intenção de compra online do consumidor e completa a jornada que nesse caso será finalizada no PDV.

Eu outro exemplo, um consumidor pode querer um item com urgência e para ter certeza de que ao chegar na loja física ele terá aquele item disponível, ele pode entrar no e-Commerce dessa empresa e fazer uma reserva online para retirada na loja.

Estamos na omniera, mas como é possível otimizar uma operação por meio de um ERP?

Um ERP Omnichannel abrange todos os canais de venda, por isso, otimiza as operações. É possível, por exemplo, que um cliente vá em uma loja de roupas e ao identificar que o produto que ele quer comprar não tem disponibilidade no tamanho no estoque, possa efetivar a compra para receber o item no tamanho desejado em sua casa.

Quando a empresa não tem essa funcionalidade, via de regra, perderia a oportunidade de concluir a venda.

Qual a importância e benefícios da ferramenta no momento em que os canais estão cada vez mais integrados?

É uma ferramenta imprescindível para qualquer empresa que queira atuar com Omnichannel.

Quais são os cuidados necessários ao implementar a ferramenta?

É fundamental conhecer bem os processos de negócio e a aderência desses processos ao ERP contratado. É necessário ter uma equipe multidisciplinar que conheça todos os processos do negócio e os impactos do novo ERP na organização.

De que maneira um ERP pode contribuir para a economia dos recursos financeiros de uma empresa?

O objetivo de um ERP é planejar, gerir e automatizar as tarefas e por esses fundamentos contribui para evitar redundâncias, evitar rupturas de informações e melhorar a gestão dos negócios que culmina em economia de recursos financeiros.

E quais os problemas de gestão que um ERP ajuda a resolver?

Um ERP resolve problemas de ordem operacional, pois melhora a padronização das atividades, problemas de gestão, pois gera informações necessárias para controlar e gerir de forma consistente e problemas estratégicos, pois permite visualizar informações históricas para projetar ações futuras, agindo preditivamente.

Com uma ferramenta de gestão que permite a integração de dados, por que ainda encontramos empresas que não se beneficiam das informações que geram?

Infelizmente a cultura de muitas empresas ainda é lidar com estoques e dinheiro e não com informações. Isso está mudando muito velozmente.

Por fim, considerando o momento que estamos vivendo, o que acontece com as empresas que não usam ERP?

Empresas que não utilizam um ERP tendem a ter alto custo com mão de obra, retrabalhos, redundância e não conseguem planejar e gerenciar seus negócios por longo prazo. Não ter um ERP pode comprometer a perenidade dos negócios.


Publicado Originalmente em: https://www.multicanalize.com.br/sistemas-erp