Resiliência – competência essencial em gestão de projetos
Resiliência é uma palavra que vem do latim RESILIO, que significa “voltar ao normal”. O conceito foi criado em 1807 pelo cientista inglês Thomas Young, que fazia estudos sobre a elasticidade dos materiais. Mais tarde, a resiliência foi incorporada pela física como a capacidade que certos materiais têm de acumular energia quando submetidos a um esforço e, cessado o esforço, retornar ao seu estado natural sem sofrer deformações permanentes. Atualmente é amplamente difundida como a capacidade humana concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação crítica, como por exemplo, o stress ou ainda passar por situações de grande stress e não falir emocionalmente, transformando a situação adversa em competência corporativa.
Abaixo veremos dois bons exemplos de resiliência:
Vara de salto em altura:
Quando o atleta toma impulso para saltar, a vara se curva, acumula energia, projeta o atleta sobre o obstáculo e depois retorna ao seu estado normal.
Materiais como o aço:
A resiliência de materiais como o aço é fundamental para os profissionais de engenharia em todo mundo quando trata-se de estruturas de grande porte, pois devido às dimensões de algumas construções é imprescindível usar materiais que suportem ambientes adversos.
De acordo com pesquisa realizada pela ISMA-BR – International Stress Management Association no Brasil – www.ismabrasil.com.br – em seu VI Congresso de Stress 70% dos brasileiros sofrem as conseqüências do stress. Destes, 30% são vítimas do burnout (distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso), que pode levar a problemas como depressão e à exaustão física e mental.
O estresse profissional é observado hoje nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho e diferentemente do que muitos pensam, não está restrito apenas para profissionais que exercem altos cargos em grandes corporações. O problema está presente nos mais distintos níveis hierárquicos, em organizações de todos os tamanhos e se intensifica à medida que aumentam a cobrança e a pressão.
Cobrança e pressão, por sua vez, estão cada vez mais freqüentes nas vidas dos profissionais, em especial em ambientes complexos como são os projetos, devido ao rigor que é dado ao escopo cada vez mais abrangente, para entrega em prazos e custos cada vez menores. Definitivamente, projetos não são fenômenos claros, objetivos e simples e isso indica que provavelmente haja ambigüidades, paradoxos, conflitos e ambivalências o que seriam marcas inelutáveis da complexidade do gerenciamento dos projetos.
O profissional resiliente desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo e a cada desafio. Quanto mais resiliente for o indivíduo maior será o desenvolvimento pessoal, isso torna uma pessoa mais motivada e com capacidade de contornar situações que apresente maior grau de tensão.
A resiliência é uma habilidade e, como tal, pode ser aprendida e desenvolvida por qualquer um e por este motivo podemos dizer que existem dois tipos de indivíduos, aqueles que nascem resilientes e os que se tornam resilientes.
Todos nós podemos nos tornar resilientes e para isso segue algumas dicas:
- Idealizar os objetivos do projeto para reduzir a ansiedade.
- Aprender e adotar métodos práticos de gerenciamento.
- Procurar manter a harmonia que é o ponto de apoio para recuperar-se.
- Empregar parte do seu tempo para ampliar os conhecimentos e a autoconfiança.
- Assumir riscos calculados.
- Usar a criatividade para solucionar questões complexas.
Concluímos, portanto, que o profissional resiliente não entra em sintonia com o medo e a tristeza, pois, são sentimentos que podem paralisar uma pessoa impossibilitando ações pró-ativas para entrega dos projetos em atenção às necessidades de mudanças efetivas. Esses profissionais optam por não experimentar a energia da raiva, pois a raiva descontrolada objetiva encontrar culpados invés de soluções práticas. O profissional resiliente por sua vez, questiona o que precisa ser feito para solucionar o problema em questão, pesquisa várias opções, utiliza a sua flexibilidade e criatividade para sair do momento adverso e garantir o sucesso em seus projetos.