O Portal No Varejo, realizou a cobertura da oitava edição do Brazilian Retail Week – BR WEEK 2018 – que aconteceu durante os dias 12 e 13 de Junho de 2018 no Hotel Transamérica, São Paulo – SP.
Durante a cobertura, o portal No Varejo entrevistou Samuel Gonsales – Especialista em Omnichannel – com o objetivo de esclarecer ao público os principais desafios para que uma empresa de donos não digitais possa iniciar estratégias Omnichannel.
Samuel esclareceu que antes de definir estratégias, é fundamental que os donos tenham ciência de que eles têm uma empresa analógica em um mundo onde o consumidor é Digital.
Para iniciar o processo Samuel deixou três dicas:
- Pensar e agir como uma startup, mesmo tendo mais de 100 anos de história
Samuel contou o case de uma empresa tradicional de papel e celulosa, com mais de 100 anos de história, que recentemente montou uma startup para criar estratégias digitais, o que inclui, inicialmente, a criação de um e-Commerce B2C.
Para essa empresa foi necessário pensar de forma diferente e para isso a equipe criada foi trabalhar em um coworking, de forma a preservar os conceitos de uma startup, criar um MVP – Minimum Viable Product – do e-Commerce e só depois que o novo canal estiver operando inseri-lo novamente no dia a dia da indústria.
Essa estratégia visa romper os paradigmas e conceitos analógicos atuais.
2. Entender o consumidor
Outra estratégia é entender a velocidade de mudança dos modelos de consumo e a velocidade de mudança do comportamento do consumidor. Sem entender o consumidor é impossível criar uma estratégia digital consistente.
Outro ponto é compreender como as mudanças nos modelos de consumo e no comportamento do consumidor afetam o negócio e idealizar alternativas para inserir os negócios na realidade do consumidor atual.
3. Equipe multidisciplinar que crie, defenda e vivencie os novos processos
A mudança não ocorre do dia para a noite. Em muitos casos pode ser demorada e dolorosa.
Para compreender a mudança e seus impactos nos processos de negócio, especialmente aqueles processos mais antigos e enraizados, é fundamental ter uma equipe multidisciplinar.
Promover as mudanças sem perder de vista o choque que elas poderão causar. Para minimizar problemas mais profundos que possam até mesmo mexer com os valores da empresa, é fundamental que haja uma transição suave.
Essa equipe também tem a missão de conciliar a história da empresa com as mudanças que precisam ocorrer.
Assista ao vídeo: